As 10 características do novo Profissional de Recursos Humanos

Uma das grandes questões profissionais é fazermos o que gostamos e temos afinidade. Outro aspecto importante é conhecer bem sobre o campo de trabalho que buscamos: suas oportunidades, desafios, alegrias e frustrações.

Lidar com pessoas é umas questões centrais do mundo de negócios hoje.

Para ser um profissional de gestão de pessoas, ou como chamamos, gestor de recursos humanos devemos levar em consideração não só a vocação ou nosso desejo mas nossas afinidades e expectativas.

Atualmente, há uma tendência de valorização do profissional que consegue aliar e dosar conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas essenciais para o sucesso.

Abaixo listamos as dez características do novo profissional de recursos humanos:

Conhecimento do negócio – os gestores de RH agregam valores à organização quando compreendem o funcionamento do negócio, possibilitando adaptar a área de RH e as atividades organizacionais às mudanças. Conhecendo os recursos financeiros, estratégicos, tecnológicos e organizacionais da empresa, os profissionais de RH são capazes de desempenhar um papel importante em qualquer discussão estratégica, não necessariamente capacidade de gerenciar todas as funções, mas sim, ter aptidão para compreendê-las.

Visão generalista – além dos conhecimentos específicos, precisa dominar outros campos ligados à vida da empresa.

Preocupação com os resultados finais da empresa – calcular retorno do investimento em treinamentos, elevação de custos decorrentes da demissão de pessoal, as quais refletem nos resultados da organização.

Disposição para atuar em parcerias – deixar de ser uma área isolada e interagir com as demais áreas da empresa.

Ação estratégica – delegação de trabalhos rotineiros, preocupando-se mais com o trabalho estratégico, buscando o melhor desempenho da organização e satisfação dos clientes.

Atualização – estar constantemente se capacitando e qualificando, usando de informações disponíveis para melhorar seu desenvolvimento.

Atenção preferencial para a qualificação e motivação das pessoas – precisa esforçar-se no sentido de promover ações voltadas a capacitação das pessoas em todos os níveis, bem como tornar motivador o ambiente de trabalho.

Credibilidade pessoal – os profissionais devem viver os valores e a cultura da empresa. Estes ganham a credibilidade quando seu relacionamento com os colegas baseia-se na confiança recíproca. E conquistam o respeito quando agem com firmeza (apresentar ideias e soluções espontâneas, e estimular o debate sobre temas cruciais), ou seja, sustentam sua opinião com fatos.

Habilidade para negociar – negociação é atividade constante no relacionamento humano nas mais diversas situações. O gerente de recursos humanos precisa desenvolver essa habilidade em nível ainda mais elevado, por necessitarem tratar com os outros gerentes.

Inteligência emocional – A inteligência emocional é a capacidade de entender as próprias emoções e as dos outros de forma equilibrada, e de resolver os próprios problemas do dia a dia sem que o mundo venha abaixo. A inteligência emocional é a habilidade de administrar as emoções. Ter inteligência emocional é fundamental para o profissional de RH.

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