O que a psicologia organizacional pode contribuir para sua empresa

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Hoje 23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia.

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A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. A psicologia organizacional vai além da aplicação de testes psicológicos e das suas tradicionais áreas da atuação, como: seleção de pessoas, treinamento e diagnóstico organizacional.

As demandas para geradas pelos novos contextos de trabalho como criar um bom ambiente de trabalho, um  saudável clima organizacional e qualidade de vida no trabalho tem aberto novas oportunidades para os psicólogos. O desenvolvimento de equipes e Programas de Desenvolvimento de Lideranças são importantes áreas de atuação desse profissional.

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Como aplicar nas organizações?

A psicologia organizacional  pode contribuir muito no desenvolvimento da organização e das pessoas. Suas ações promovem a melhoria contínua dos setores da empresa, atuando em recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, desenvolvimento de líderes e equipes, gestão do clima organizacional, aplicação de testes psicológicos e gestão do clima organizacional. Utilizando as ferramentas adequadas, o psicólogo organizacional pode contribuir de forma estratégica com o negócio. Quer baixar gratuitamente algumas ferramentas da psicologia organizacional? CLIQUE AQUI E RECEBA ESSE MATERIAL.

 

Como a Psicologia Organizacional pode contribuir para a empresa e para os colaboradores.

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Gestão do clima organizacional

O psicologo organizacional elabora pesquisa de clima organizacional, indicadores de satisfação com o trabalho e motivação dos trabalhadores. Também elabora programas de desenvolvimento de cultura organizacional e promove melhorias nas condições de trabalho e relações interpessoais. Quer conhecer um modelo de Pesquisa de Clima Organizacional? CLIQUE AQUI E RECEBA ESSE MATERIAL. 

Desenvolvimento de líderes

A psicologia pode contribuir para o fortalecimento dos líderes da empresa, auxiliando no desenvolvimento das competências necessárias para os desafios desse líder no dia a dia. A implantação do PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes é uma das ferramentas utilizadas nesse processo.

 

Desenvolvimento de equipes

O processo de desenvolvimento de equipes tem como objetivo de conseguir a participação contínua dos colaboradores nos processos de melhorias. A formação de equipes geralmente esbarram em resistências, seja pela ruptura do estado atual da organização do trabalho, seja pelo aspecto psicossocial dos sujeitos, ou ainda, pelo próprio formato da intervenção. As ações de desenvolvimento da equipe incluem ações de gerenciamento e individuais tomadas específica e fundamentalmente para melhorar o desempenho da equipe.

 

Avaliação do Desempenho e do Potencial

Potencial é a qualidade de um corpo ou de um sistema qualquer, de estar pronto para entrar em ação. É a capacidade de vir a desempenhar determinada complexidade de função num determinado momento do tempo. Ao avaliar potencial, identificamos a capacidade potencial atual, que ajudará a compreender a “curva de amadurecimento” e predizer a tendência da “capacidade potencial futura”. O processo de avaliação é fundamental para que a organização possa realinhar suas estruturas de pessoal, através do mapeamento humano existente.
Para os indivíduos, a vantagem é o conhecimento das suas potencialidades, o que facilita a programação das ações de auto-desenvolvimento, favorecendo a condução de suas carreiras.

 

Gestão da Diversidade na organização

É certo que atualmente vive-se em uma sociedade que é cada vez mais multicultural e a diversidade não é somente justa. Ela faz sentido em termos de negócio. As organizações devem se conscientizar que existe mais de uma maneira de se obter resultados positivos. Assim, a cultura das empresas deve criar expectativas de altos padrões de desempenho para todos e não esperar menos de alguns empregados em virtudes de crenças errôneas acerca de características particulares.

Como vimos, a psicologia organizacional exerce um papel muito importante no desenvolvimento das pessoas nas empresas. Tendo como objetivo oferecer suporte aos colaboradores nos aspectos relacionados ao trabalho e seu ambiente, utiliza métodos inovadores e situacionais para orientar, compreender e obter resultados.

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