Pesquisa de Clima Organizacional como ferramenta de gestão de pessoas

 

O ambiente empresarial tem se tornado mais competitivo nas últimas décadas, aumentando seu grau de complexidade, e gerando incertezas quanto ao futuro e exigindo rápidas mudanças nas organizações e seus componentes.  Nesse ambiente mapear o clima organizacional é fundamental para uma gestão de pessoas eficiente e saudável.

O que é o Clima Organizacional?

O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente institucional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o comportamento dos mesmos. São as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho. Embora nem todos tenham a mesma opinião, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, ou seja, os atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho. Está diretamente relacionado à maneira como o colaborador percebe a organização (cultura, normas, usos e costumes),como interpreta esses elementos e como reage (positiva ou negativamente) a essa interpretação. É considerado como o elo de ligação entre o nível individual e o nível organizacional, no sentido de expressar a compatibilidade ou congruência das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais.

O clima organizacional tem como características:

  • Inclui percepções coletivas dos membros sobre sua organização com relação a dimensões como autonomia,confiança, coesão, apoio, reconhecimento, inovação, honestidade etc.
  • É produzido pela interação dos membros.
  • Serve como base para interpretar as situações
  • Reflete as atitudes, normas e valores prevalecentes da cultura da organização
  • Atua como uma fonte de influência para comportamentos apresentados.

 

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Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.

Entre as principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos destacar:

– buscar o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;

– promover o crescimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores;

– integrar os diversos processos e áreas funcionais; – otimizar a comunicação;

– minimizar a burocracia; – identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento pessoal/gerencial e de educação empresarial;

– difundir o conceito de o cliente interno e externo;

– otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;

– organizar, flexibilizar e agilizar as atividades da organização, dentre outras.

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa é maximizar, cada vez mais, suas relações com os colaboradores oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho, o que proporcionará o alcance e a superação dos objetivos organizacionais.

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Por que o RH deve avaliar o Clima Organizacional?

Existem várias razões para o RH avaliar o Clima Organizacional, podemos destacar algumas:

  • Faz parte da Missão do RH;
  • É uma oportunidade de realizar melhorias no ambiente de trabalho e nos resultados do negócio;
  • Os colaboradores são essências para a empresa e por isso precisamos mantê-los satisfeitos;
  • O desempenho das pessoas afetam o da empresa e o primeiro é afetado pela motivação, satisfação.
  • Todas as mudanças organizacionais afetam o comportamento do trabalhador;
  • O novo contexto empresarial afeta o clima organizacional das empresas.

 

Formas de avaliar o Clima Organizacional?

Avaliar e acompanhar o clima da organização é uma importante tarefa que deve fazer parte da rotina de uma empresa. Afinal, quem é o responsável por isso? Há duas formas e dois níveis de responsabilidade nessas tarefas:

•   Avaliação setorial

Cabe aos gestores de uma organização eleger, monitorar, desenvolver, motivar, ouvir e compreender os membros de suas equipes. Chefiar significa alcançar resultados por meio de outras pessoas e, por isso, cada chefe deve conhecer o ambiente de trabalho, a cooperação existente, o grau de confiança e a harmonia que existe (ou não!) entre seus subordina- dos. Ao conhecer tais fatores, o gestor passa a compreender onde, quando e em quem deve intervir a fim de manter a motivação e a satisfação da equipe.

•   Avaliação corporativa ou institucional

A avaliação institucional, isto é, de toda a organização é responsabilidade da área de recursos humanos (RH). Uma das missões do RH é garantir um bom ambiente de trabalho para as pessoas que trabalham em uma empresa. Assim, o diagnóstico, monitoramento e as intervenções nas causas que impactam negativamente o clima é responsabilidade do RH.

 

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